Casa ou apartamento?
- Juliana Guimarães
- 13 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Vai comprar ou alugar um imóvel e ainda tem dúvida se deve morar em uma casa ou apartamento? Esse post pode te ajudar a escolher a tipologia mais adequada para seu estilo de vida e as suas necessidades, ponha na balança o que realmente importa para você e a sua família, analise bem as vantagens e desvantagens.
Preza pela segurança e comodidade? Prefere espaço e privacidade? Gosta de receber amigos com frequência? Tem animais? Ama jardim? Não fica muito tempo em casa? Mora sozinho? É casado? Já tem filhos? Se relaciona bem com vizinhos? Não se incomoda em ter alguém morando do outro lado da parede? Tudo isso precisa ser levado em conta na hora de escolher onde vai morar.
Veja a seguir os prós e os contras de residir em casa ou apartamento:
Casa

Prós:
As regras são suas, são mais espaçosas, te dão mais liberdade, você tem a possibilidade de montar seu escritório ou comércio junto a ela, menor problema com vaga de garagem, mais privacidade (vizinhos mais distantes do que em um apartamento), melhor espaço para criar plantas e animas, flexibilidade nas reformas, ampliações são mais fáceis de resolver e é possível trabalhar melhores soluções para a incidência solar e ventilação
Contras:
A manutenção do imóvel de maneira individual pode sair um pouco mais cara do que a de um apartamento, espaço maior para cuidar, você faz a gestão completa do imóvel (área interna e externa).
Dicas:
Se preza pela segurança pense na possibilidade de uma casa em condomínio fechado.
Se a casa tiver piscina tente analisar a posição que ela está em relação ao poente e ao nascente, o ideal é que ela receba incidência solar o dia todo.
A melhor casa para quem quer privacidade pode ser mais afastada, geralmente está situada nos últimos terrenos da rua de um condomínio ou área residencial. Normalmente é mais espaçosa, possui vistas privilegiadas e tem menor número de movimentação na frente da casa.
Apartamento

Prós:
Ideal para quem passa pouco tempo em casa e tem família pequena, menos preocupação com manutenções externa, maior segurança por conta do porteiro e dos seus vizinhos, administração do condomínio feita pelo síndico, o playground é um ótimo ambiente para as crianças socializarem, muitos condomínios contam com uma série de serviços inclusos na taxa de condomínio, como: academia, sauna, piscina...
Contras:
O vizinho de cima irá te incomodar, da mesma forma que você incomodará o seu vizinho debaixo, os inadimplentes usufruem do mesmo benefício de quem paga o condomínio corretamente, o condomínio tem regras, você só poderá reformar o ambiente interno, alguns edifícios mais antigos ainda não individualizaram o consumo da água.
Dicas:
Apartamentos em andares mais baixos e orientados para o poente geralmente são mais baratos em comparação aos outros do mesmo edifício;
Se o apartamento de cima gera muitos ruídos coloque forro de gesso com lã de vidro ou lã de rocha;
Se pensa no barulho que você e seus familiares causam para seu vizinho do andar debaixo, uma solução é instalar um piso acústico como o vinílico ou emborrachado, que ajudam no isolamento, absorvem os impactos e tem excelente durabilidade. Uma outra opção é instalar um contrapiso com como lã de vidro ou lã de rocha. Evite laminados de madeira, eles aumentam o ruído;
Troque a porta de madeira compensada por de madeira maciça, ajudará na segurança e na acústica.
Na hora de comprar ou alugar, existem também outros fatores que devem influenciar na escolha do imóvel, como o preço, a localização, a conservação, a idade do imóvel, ventilação, incidência solar e a rotina (ela combina com você? exemplo: vizinho fumante, festeiro, muito ruído, o vizinho tem animal doméstico e você tem alergia a pêlo de animal...).
Espero que as dicas tenham ajudado. Qualquer dúvida deixe nos comentários.
Comments